Redação Enem 2014: Temas e Regras


Sarita Erthal | 11:34 |

Redação Enem 2014: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou ainda mais importância após a mudança que sofreu no ano de 2009. Até então servia apenas como instrumento avaliador dos estudantes que concluíam o ensino regular. Agora, no entanto, vem se consolidando a cada edição como a principal porta de acesso ao ensino superior em nosso país.
As provas do Enem 2014 serão constituídas de 180 questões, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além das questões ainda existe a redação do Enem 2014, com peso considerável na média final e avaliada de 0 a 1000 pontos.
Podem participar do Enem 2014 os concluintes do ensino médio, ou aqueles que já concluíram todo o estudo. O Exame ainda permite que os candidatos com o desejo de obter o certificado de conclusão do ensino médio utilizem a nota conquistada nas provas para tal finalidade.

Tema da redação do Enem 2014

O tema da redação do Enem 2014 será guardado em total sigilo até o momento de aplicação das provas. No entanto, algumas previsões podem ser feitas, visto que, até hoje, os temas escolhidos envolvem notícias presentes em nosso cotidiano. Portanto, quem deseja mandar bem na prova de redação precisa ficar atento aos fatos atuais, lendo jornais, revistas, notícias na internet, televisão, dentre outros meios disponíveis.
De caráter dissertativo-argumentativo, a redação exige que o candidato demonstre domínio padrão da língua escrita; compreenda a proposta estabelecida; selecione, relacione, organize argumentos em defesa de um ponto de vista; demostre conhecimento dos mecanismos linguísticos; e elabore proposta para o problema abordado.
Mais dicas para a redação você encontra na apostila digital do Enem 2014, material de excelente qualidade elaborado por nossa equipe, contendo o conteúdo programático completo para quem deseja mandar bem no Exame. Clique aqui e veja como adquirir a sua apostila!
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) distribuirá em todas as escolas da rede pública o Guia do Participante – A Redação no Enem 2014. O material também estará disponível para download no site oficial do INEP.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Sarita Erthal © 2012 Design by Best Blogger Templates | Edited by Letícia E.